5am club

Durante a minha vida (desde que “me entendo por gente”) já tive períodos em que acordava as 4h30, as 6h, as 10h etc., ultimamente acordo sem precisar de despertador (e independente da hora que for dormir) as 7h30, mas estou sentindo a necessidade de cada dia acordar mais cedo.

Hoje pensei em começar acordar as 5h, mas o sono era grande e resolvi fazer isso aos poucos: a cada dia levanto mais cedo, até chegar as 5h). Sei que muitos podem pensar que isso não tem nada a ver e a pessoa que escolhe a melhor hora para acordar de acordo cm a rotina. Isso é verdade! Cada um sabe a sua realidade.

Para mim, vi que uma vida noturna não rende muito. Quando acordo tarde, rapidinho dá a hora do almoço, a tarde passa num piscar de olho e quando vejo, já é de noite! Já quando acordo cedo, faço minhas coisas e quando olho para o relógio ainda são 9h! Isso me traz uma satisfação tão boa! E é por isso que estou passando a ler mais sobre esse assunto. Ao ler o livro “O milagre da manhã” fui incentivada ainda mais a acordar cedo! Publiquei até um texto sobre esse livro.

Esse meu interesse em acordar mais cedo é ver, na prática, como meu dia rende mais, como consigo preparar melhor as refeições e assim minha alimentação melhora (várias vezes, ao acordar tarde, meu café da manhã era Toddynho com biscoito), tenho mais disposição. Fico menos ansiosa, tenho mais tempo para ler, para ter meu momento devocional… Além do que, tem a economia de energia elétrica, já que será possível aproveitar a luz natural assim que o sol aparecer.

Além disso tudo tem a questão hormonal (melatonina, cortisol), o ritmo circadiano, que estão diretamente relacionados com a iluminação do ambiente (quando funciona corretamente a liberação de melatonina ocorre em oposição a luz do sol. O cortisol com o estímulo da luz tende a aumentar, a tarde diminui quase 50% do seu valor pela manhã e a noite cai muito mais – já seria a hora de dormir; e quanto mais esses hormônios funcionam corretamente mais reparador é seu sono).  Estudei sobre essas questões hormonais na época da graduação, esqueci muita coisa, mas aos poucos vou ler mais sobre o assunto e compartilho com vocês (tantos as pesquisas como os resultados práticos no dia a dia). Se você entende sobre isso, compartilha comigo também!

Adelaine de Sousa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *