2 Coríntios

O triunfo de um homem de Deus diante das dificuldades

2 Coríntios
Parte da Comentário expositivo Hagnos série:
  • 2 Coríntios

Juntamente com o estudo de 2 Coríntios ministrado na Primeira Igreja Presbiteriana do Recife, li o comentário expositivo escrito pelo Pr. Hernandes Dias Lopes.

À primeira vista, pode parecer mais um daqueles comentários que explica versículo por ver versículo, mas esse é diferente. Inegavelmente o Pr. Hernandes tem muita habilidade na escrita, o que faz desse comentário, um livro espetacular.

O próprio subtítulo é maravilhoso, pois resume bem essa carta à igreja em Corinto. "O triunfo de um homem de Deus diante das dificuldades". Sem dúvida, esse triunfo não tem nada a ver com Paulo em si, mas com Deus, que escolheu e chamou Paulo de uma forma irresistível e, por causa disso, Deus transformou Paulo e a cada dia o deixava mais parecido com Cristo. Paulo sabia que tudo cooperava para o bem dele (Romanos 8. 28-29).

Logo no prefácio desse comentário de 2 Coríntios e deixado claro sobre o que é uma vida cristã bem-sucedida e, assim como o exemplo de Cristo, a vida de Paulo foi marcada pelos sofrimento.

2 Coríntios - a carta mais pessoal de Paulo

Sem dúvida, 2 coríntios é a carta mais autobiográfica e o menos sistemáticos de seus escritos.

De acordo com o comentário, Paulo escreveu 2 Coríntios para falar de suas aflições e da necessidade de perdão e restauração de um irmão incestuoso e por causa dos falsos profetas. Além do mais, a palavra chave é consolo.

Fala que os sofrimentos na vida do cristão não são acidentais e o cristão é sempre confortado nesses momentos.

Conforme vimos nos estudos dessa carta, o apóstolo Paulo sofreu várias críticas, acusações, porém Paulo tinha a consciência limpa pois o juiz da sua consciência era Deus e não os homens. E, no meio das adversidades, a vida cristã é sempre vitoriosa, pois é uma escalada para a glória. Sem dúvida Paulo sabia que estava a caminho do céu, apesar de tudo.

Assim, recomendo esse livro e oro para que ele seja um instrumento divino para o crescimento de quem ler. Recomendo também o instagram do "meuslivros.com"! Clica aqui pra conferir! 2 Coríntios

Trecho:

"Aqui, ele abriu o coração e falou de suas experiências mais íntimas, de suas dores mais profundas e de seu amor mais acendrado. De todas as igrejas que Paulo plantou, nenhuma recebeu tanto cuidado pastoral, conselhos e visitas quanto a igreja de Corinto. Também nenhuma igreja significava mais para Paulo do que a dificultosa comunidade de Corinto. Por outro lado, nenhuma lhe fez sofrer tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.