I Timóteo 2. 1-7

Interceder

Inicialmente, quero dizer que esse texto é baseado no estudo ministrado pelo Pr. Augustus Nicodemus. É mais um do Expondo as Escrituras. Este fala dos 7 primeiros versículos do segundo capítulo. O Capítulo 2 fala sobre o culto e, os versículos aqui explanados, sobre interceder por todos os homens., principalmente os com autoridade.

Nos versículos 1 e 2, vemos que orar por todos é u dever. As orações devem ser prioridades na igreja (“Antes de tudo”). Sem dúvida, é parte essencial num culto público. Conforme vemos na Bíblia, é para orar em favor de todos os homens e não contra. Ou seja, na reunião como igreja, deve-se orar pelo crentes e pelos outros (até pelos inimigos).

Oração

De acordo com I Timóteo, a oração pode tomar várias formas: pedido (súplica) orações (termo geral), intercessão (pedido por outro) e ações de graças (gratidão, reconhecimento do que já fez). Um detalhe importante é que orar não é barganhar. E também deve-se lembrar dos que estão indo para o inferno.

Interceder

No versículo 2, Paulo destaca uma categoria de pessoas: autoridades. De acordo com a história, vemos que o Império Romano (tinha corrupção) dominava e tinha uma hierarquia complexa. Inegavelmente os judeus tinham dificuldade com essa hierarquia, mesmo tendo algumas regalias, isenções. Mas os judeus convertidos tinham que orar. E, da mesma maneira, é dever do Cristão orar pelas autoridades.

Por que interceder pelas autoridades?

Primeiro, para ter vida tranquila, para que as autoridades atendam ao bem comum.

Segundo, porque é bom e agradável diante de Deus, conforme vemos no versículo 3. As autoridades foram colocadas por Deus e elas prestarão contas diante de Deus.

Terceiro, orar pelas autoridades serve de testemunho para o mundo que a igreja não é partidária, mas quer o bem comum. A igreja é a voz profética. Aqui faço uma observação que a igreja não é partidária, mas pessoas podem ser, somos cidadãos, conquanto que não depositem a fé em nada e ninguém, apenas em Deus, que usa as pessoas para seus propósitos redentores.

Quarto, devemos interceder porque é através da oração que Deus cumpre seus propósitos. Governantes governam e Deus atende a oração do seu povo.

Quinto, porque Deus deseja salvar pessoas de todos os tipos; salvar da culpa, do poder do pecado e da condenação eterna. Para que saibam que só há um mediador, dessa forma, confrontando o cultismo. Deus tem seus eleitos em todos ou lugares, inclusive nos palácios, nas câmaras, assembleias…

Sexto, porque Cristo se deu por todos. Ele resgata pecadores: pessoas de todas as categorias e não todo mundo, pois se for todo mundo, diminuímos o sacrifício de Cristo ou caímos no universalismo. Todavia, o sacrifício de Cristo é eficaz, assim como seu chamado, e nenhuma gota de sangue foi derramada em vão.

Aplicações
  1. Saber o lugar de oração em público
  2. Interceder por todos os tipos de pessoas
  3. Orar pelas autoridades, não importa a linha, pois é dever da Igreja. Somos cidadãos do céu.
  4. Testemunhar pela oração, porque Deus quer salvar autoridades também. Orar com confiança, pois Deus pode tudo! Não sabemos que Deus elegeu e por isso devemos interceder.

Gosta do nosso blog? Se sim, segue a gente no instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.