Missões: obediência

Missões

Estes texto fala sobre missões e obediência, baseado em Atos 13.4-13.

Atos dos Apóstolos é um livro histórico maravilhoso. Nele vemos a promessa de Jesus de enviar o Espírito Santo. Como também a grande atuação de Paulo para além do povo judeu. E muitos milagres, conversões, vemos o agir de Deus estabelecendo a sua igreja.

Atos 13

No versículo 4, Barnabé e Saulo foram realmente enviados pelo Espírito de Deus. Eles foram bem recebidos e anunciavam a Palavra de Deus, o Evangelho puro e simples. Eles tinham João Marcos como auxiliar. Ou seja, eles tinham abertura para pregar, aproveitavam as oportunidades. Mas mesmo obedecendo a Deus, eles enfrentaram oposição, embates, pois não tem como pregar o Evangelho de forma pacífica. Ele é uma mensagem que contradiz esse mundo caído e todo cristão deve estar ciente disso.

No caso específico desse texto, o empecilho foi um mágico, naquela região era bem comum pessoas terem esse tipo de assessoria. Naquela região era tudo muito místico. E este falso profeta trabalhava pra o pró cônsul Paulo Sérgio que ouvia o que Barnabé e Saulo pregavam. Mas esse mágico nem queria ouvir o Evangelho e nem que Paulo Sérgio ouvisse, pois ele sabia que se ele se convertesse, perderia sua renda.

Todavia, Paulo, com toda a autoridade do Espírito Santo, repreendeu Elimas, não foi politicamente correto. Alguns podem até achar as palavras de Paulo pesada, pois chamou o homem de filho do diabo, cheio de todo engano e de toda malícia, inimigo de toda justiça… e falou que ele ficaria cego e Elimas ficou. A gente sabe que Paulo não tem poder pra isso; foi Deus mesmo e, o procôsul que já estava interessado, ficou mais maravilhado ainda por tudo que viu, creu, e ficou maravilhado.

Mesmo que desistam das missões, continuemos firmes

O versículo 13, mostra João Marcos desertando, voltando para Jerusalém, a várias suposições. Porém como aqui não tem nada claro, explícito, acho que basta saber que ele desistiu. Mas trazendo pra gente, entendo que é possível que pessoas que caminhem com a gente desistam das missões. Mas, assim como Marcos, pode tornar a ser útil.

Para concluir, é preciso ter a clareza de que a evangelização é marcada por embates, mas a obra é de Deus e, por mais difícil que achemos, a obra dEle sempre têm êxito, nada pode frustrar o propósito de Deus. Em Cristo, tudo está consumado.

O que precisamos é pedir a Deus discernimento, pois assim como ele deu a Paulo, ele também nos dá. E, mesmo que alguns desistam, continuemos firmes, sabendo que a obra é de Deus e independe de homens, sempre continuará sendo realizadas. Somos apenas instrumentos que ele usa como quer.

Que Deus nos ajude a obedecê-lo.

O MeusLivros.com tem um perfil no instagram. Clica aqui para seguir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *