O que Deus usa para nos reanimar.

o que Deus usa para nos reanimar

Este texto é baseado no sermão ministrado pelo Pastor Leonardo Cavalcante, na Igreja Presbiteriana das Graças, Recife-PE. Ele falou sobre o que Deus usa para nos reanimar, independente das circunstâncias.

Inicialmente, no culto, foi lida a passagem de I Samuel 30. 1-6:

1 Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens, ao terceiro dia, a Ziclague, já os amalequitas tinham dado com ímpeto contra o Sul e Ziclague e a esta, ferido e queimado;

2 tinham levado cativas as mulheres que lá se achavam, porém a ninguém mataram, nem pequenos nem grandes; tão-somente os levaram consigo e foram seu caminho.

3 Davi e os seus homens vieram à cidade, e ei-la queimada, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos.

4 Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar.

5 Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas: Ainoã, a jezreelita, e Abigail, a viúva de Nabal, o carmelita.

6 Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus.

Nesta passagem vemos o desespero do povo, a ponto de querer apedrejar Davi. Às vezes acontece coisas desesperadoras conosco. Esquecemos até da nossa identidade em Cristo e agimos como os incrédulos.

O que Deus usa para nos reanimar e faz com que nossa reação seja diferente da dos incrédulos?

Infelizmente acontece de esquecermos, ou nem sabermos, o que Deus usa para nos reanimar. E é ai que há espaço para os coachs da vida. Algo centrado no homem. No egoísmo, na autovalorização e coisas semelhantes.

Entretanto, é fato que não conseguimos enfrentar as batalhas por nós mesmos. Certamente não temos força interna suficiente.

Sem dúvida, crer em nós mesmos nos esmaga. Frustra.

Então, de acordo com a passagem bíblica acima, qual foi a diferença entre Davi e o povo? Inegavelmente ambos estavam na mesma situação. Mas por quê, enquanto o povo chorava até não ter mais força para chorar Davi ser reanimou?

Enquanto Davi, por exemplo, ao enfrentar Golias, tinha coragem na força do Senhor; o exército lutava com a força do próprio braço.

Davi se reanimou no Senhor. E isso serve de lição para nós, pois o que cremos movimenta nosso coração, vida, decisões. E é por isso que devemos tomar ânimo na força do Senhor.

Mas como isso acontece?

Em I Tessalonicenses, vemos a fé operosa. Aquelas pessoas deixaram os ídolos e se converteram a Deus. E foi justamente por esse motivo que conseguiram enfrentar as situações.

Diante disso vemos que Deus não usou a força interior da pessoa, não elevou a autoestima de ninguém, mas então, o que Deus usa para nos reanimar?

O que Deus usa para nos reanimar é:

A resposta está em II Tessalonicenses 2. 13 -14.

13 Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade,

14 para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

Mas é bom lermos o capítulo 2 desde do início para entendermos o contexto. Lá fala sobre o anticristo, mas apesar de tudo, devemos sempre dar graças a Deus… II Tessalonicenses 13 e 14, e é aqui que Paulo responde o que usa para nos reanimar.

Antes de mais nada, devemos ser gratos a Deus, pois isto “levanta o coração”. É gratidão e não murmuração.

Devemos ser gratos pela obra de Cristo e nossa identidade. Pois:

  1. Somos amados pelo Senhor. Um amor eterno, incondicional. Um amor do passado que tem repercussão eterna. Um amor que não depende de nós.
  2. Deus nos escolheu. E isto ocorreu na eternidade, logo a criação nem existia ainda. Foi no plano eterno de Deus. Efésios 4. Foi de acordo com a soberania de Deus e não na presciência. Com isso vemos que é Deus quem define o homem e não o homem que faz coisas para se definir.
  3. Santificação do Espírito. Deus nos tirou do uso comum. Estamos separados. Consagrados. Deus nos resgatou.
  4. Fé da verdade. Jesus é o caminho e a verdade e a vida. Fé na verdade é fé em Jesus, pois ele é a verdade. Essa é a verdade que liberta. Jesus nos liberta da escravidão da mentira para a verdade. Em Romanos 1 vemos que Jesus é o evangelho. Jesus é a boa notícia. E, no meio do sofrimento somos conformados à imagem de Cristo (Romanos 8. 28-29). Não fazemos com isso apologia ao sofrimento, mas com isso sabemos que nada é em vão. Certamente isso muda nossa reação diante das dificuldades. E, com toda certeza, isto não tem nada a ver com a teologia da prosperidade, autoajuda e afins.
  5. Para alcançardes a glória de Jesus Cristo (versículo 14). Bendita esperança no Senhor Jesus! Esperança no Rei dos reis. Sem dúvida, toda essa realidade já pertence a nós.
Trazer a memória

Então, devemos trazer tudo isso à nossa memória, pois traz perseverança. Por causa da obra de Deus em nós temos alegria. O evangelho anima nosso coração a permanecer; o Evangelho deve gerar alegria em nós. E isso nos ajuda a permanecer na fé em meio às circunstâncias.

Inegavelmente o que Deus revelou é suficiente para nos encorajar, para animar o coração e fazer o evangelho conhecido.

Então, “assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa. Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça, consolem o vosso coração e vos confirmem em toda boa obra e boa palavra (II Ts 2. 15-17)”.

Em resumo, o que Deus usa para nos reanimar é:

Deus usa a Palavra, o consolo que vem do alto.

Nem sempre as circunstâncias mudam, mas há mudança no coração. Ter convicção da nova identidade em Cristo faz a diferença. Pois a obra de Cristo em nós tem repercussão eterna.

Por isso, vamos nos alegrar! Chegaremos em casa! Temos essa esperança. E é isso que deve nos animar a permanecer no Senhor. É o já e ainda não! Ou seja, já desfrutamos da vida com Cristo agora, mas só será de forma plena no futuro. Isso nos reanima.

E então, gostou deste texto? Se sim, dá uma olhada no nosso instagram! Clica aqui!

E se você quiser ler um texto sobre como viver sempre alegre, baseado no salmo 126, clica aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.