As mulheres e o sexo à luz da Palavra de Deus

Antes de mais nada, é importante afirmar que este texto são minhas anotações do primeiro dia de um seminário online. O tema foi “As mulheres e o sexo à luz da Palavra de Deus”. Foi realizado pela Primeira Igreja Presbiteriana do Recife e ministrado pela Larissa Ferraro.

sexo à luz da Palavra
Cartaz de divulgação do Seminário

Base – sexo à luz da Palavra de Deus.

Primeiramente, a Larissa relatou a base em que fundamenta sua fala. Esta é a cosmovisão bíblica, ou seja, as lentes pela qual ela vê esse assunto, são as lentes do cristianismo. Desde já, convém explicar que cristianismo não é uma religião, mas um relacionamento com o Senhor Jesus.

Como conselheira bíblica, Larissa Ferraro crê na suficiência das Escrituras para qualquer problema não orgânico. Conforme lemos em 2 Timóteo 3. 16-17:

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Sem dúvida, a Bíblia é inspirada por Deus, é a Palavra de Deus. É por meio dela que Deus se revela. Deus nos deixou um livro, por isso devemos ler e basear nossa vida por meio dos princípios ali ensinado. Desse modo, Larissa Ferraro falou sobre sexo a partir da tríade: criação-queda e redenção.

Desafios

Inegavelmente, há desafios que precisam ser enfrentados. Os citados no seminário foram:

  • Cultura hipersexualizada.
  • Muitas vozes doutrinado sobre esse tema.
  • Igreja muda, calada, ou fala pouco. Quando fala, à vezes tende para os extremos: como se fosse algo impuro, apenas para procriação ou torna algo vulgar, semelhante ao mundo.

É fato que estamos contaminadas, todavia Cristo transforma. Muitas vezes a forma distorcida como lidamos com o sexo é causada pela falta de entendimento do macro, da visão geral. Nem sempre sabemos o que é o homem, o que é a mulher, o casamento, aliança…

Sexo – criação/queda/redenção

Criação

Precisamos entender o objetivo da criação de Deus. Sem dúvida Deus criou o sexo e o prazer e tudo isso para a sua glória. Por isso, necessitamos voltar às Escrituras!

No relato da criação vemos que o homem, a mulher foram criados para um objetivo, da mesma forma, tem o objetivo do casamento e mostra o que deu errado (Gênesis 1-3).

O ser humano foi criado a imagem e semelhança de Deus. É uma representação visível; representa Deus e tem a missão de dominar/governar (Gênesis 1. 27-28). A Trindade é uma realidade (Um Deus em três pessoas), da mesma forma o casamento (Dois e uma só carne).

Em Gênesis 1. 28, temos a criação do relacionamento sexual e, em Gênesis 1.31, Deus viu que era muito bom! Com as outras partes da criação Deus falava que era bom, mas essa que era muito bom! Assim, vemos que Deus estabeleceu o projeto, ele criou as terminações nervosas, os órgãos sexuais…

Queda

Antes da queda, o sexo era perfeito (Gênesis 2. 24-25), mas quando o pecado entra, distorce tudo. Há vergonha, medo, culpa, transferência de culpa, hostilidade, impureza (Gênesis 3. 7-13).

Em Gênesis 39. 7-20, temos uma parte da história de José. Nela vemos na mulher de Potifar alguns efeitos da queda; vemos egoísmo, ela pensava apenas no prazer próprio.

Assim também vemos em 2 Samuel 13. 1-17. Fala sobre Tamar, quando seu meio-irmão a estupra. Vemos maldade, malícia… tudo efeito da queda. O pecado, sem dúvida, distorce a sexualidade.

Em Romanos 1. 221-27, o apóstolo Paulo relata mais distorções; mais idolatria do coração.

Redenção

Porém, há o “MAS DEUS”! Apesar de tudo, de nós, Deus é gracioso.

Deus tem o poder de refazer todas as coisas. A redenção do sexo é uma realidade possível. O povo de Deus não precisa engolir o lixo que o mundo torna o sexo.

Em Ezequiel 16, vemos a misericórdia de Deus para com Israel , a noiva que o traiu.

Deus lembra da aliança (Ezequiel 16. 60-63). Deus redime. Há graça e misericórdia. Deus perdoa, muda nossa vida completamente (1 Coríntios 6. 9-11).

Pela redenção em Cristo, nossa alma é salva e passamos a poder obedecer os princípios bíblicos relacionados a ser homem, mulher e todas as demais coisas. É verdade que na Bíblia há coisas bem explícitas (o famoso “pode – não pode”), mas para a maioria das coisas há os princípios.

Que o Senhor ajude seu povo a obedecê-lo em tudo, inclusive em relação ao sexo à luz da Palavra.

Gostou desse texto, se sim, segue a gente lá no instagram! Clica aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.