Gênesis 2. 18-25
E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.
Gênesis 2:18-25
Não é bom que o homem esteja só...
“Não é bom que o homem esteja só”. Joel Beeke afirma que a negativa “não é bom” é bem enfática.
Tudo era bom na criação, exceto o fato de homem estar só. A mulher foi feita como uma auxiliadora idônea para o homem. As feministas acham esse fato horrível, mas é bíblico! E, muitas de nós, cristãs, ficamos até incomodadas com esse termo – auxiliadora –, simplesmente por que não sabemos que isso é uma honra, pois esse termo é usado várias vezes para o próprio Deus.
Diversidade bíblica
Fomos criadas iguais e diferentes! A diversidade criada por Deus é linda, perfeita, harmoniosa. Cada um cumpre sua vocação designada biblicamente. Infelizes são aquelas pessoas que não entendem toda essa beleza bíblica, não valoriza a feminilidade e querem que as mulheres se tornem masculinizadas.
Submissão
O autor traz uma bela explicação sobre submissão – outra palavra muito mal interpretada por aqueles que não entendem o contexto bíblico – e sobre o casamento. Deus estabeleceu a família e dela deriva todas as outras instituições humanas.
Casamento e amor próprio
Há uma explanação sobre os três passos essenciais do casamento: deixar, unir (juntar) e unidade (uma só carne).
Cruz
Nas aplicações conclusivas Joel Beeke fala sobre como o casamento está sob ataque. Que não devemos nos render a esse amor próprio do modo que a cultura diz; esse amor deve ser quebrado na cruz.
Recomendo este livreto e não desculpa para não lê-lo, pois ele é pequeno e está disponível gratuitamente (clica aqui) no site dos puritanos.
Obs.: A versão em PDF está dando erro, mas é possível ler nos formatos ePUB e Kindle. Eu conseguir abrir e ler pelo computador 😉
Adelaine de Sousa
"Deus miraculosamente, meticulosamente, belamente, laboriosamente, formou a mulher com Suas próprias mãos, fazendo-a cada pedacinho, tão especial quanto o homem que Ele havia criado antes".
Muito bom!!!
Glória a Deus!