¿Puedo tener gozo en mi vida?

Podemos ter alegria em nossas vidas?Alegria

Antes de mais nada, alegria pode ser definida como qualidade ou estado de quem tem prazer de viver; é contentamento, júbilo, satisfação, exultação. E, neste livreto sobre questões cruciais, R. C. Sproul responde de forma bíblica.

Uma observação: li este livro em espanhol, pois eles estavam disponibilizados de forma gratuita na Amazon (pelo menos até o dia desta publicação, inclusive tem o link aqui) e por isso colocarei os títulos dos capítulos em espanhol, mas também com uma tradução minha (rsrs se você que sabe espanhol encontrar algum erro, me avisa, por favor! rsrs).

No te preocupes, gózate (Não se preocupe, alegre-se)

Primeiramente, Sproul relata que a palavra alegria, gozo aparece nas Escrituras e que faz parte do Fruto do Espírito, sendo assim, uma virtude cristã. Fala também sobre com confundimos alegria com felicidade e por isso devemos ser cuidadosos para não perder o conceito bíblico de alegria.

Inegavelmente, de acordo com o novo testamento, a alegria é um imperativo, uma obrigação e contrário disso é pecado, pois a falta de  alegria seria uma manifestação da carne. Todavia, sentimentos legítimos de sofrimento, tristeza não são pecaminosos.

¿Cómo podemos regocijarmos siempre? (Como podemos sempre nos alegrar?)

"Regozijai-vos sempre no Senhor (Filipenses 4.4), certamente este é um dos imperativos bíblicos. Paulo escreveu essa carta quando estava preso, mas disse que os filipenses deveriam se alegrar apesar das circunstâncias. E, sem dúvida, a única maneira de permanecer alegre é se alegrar no Senhor.

De modo diferente dos dons, o fruto deve ser manifestado por todo cristão; logo, a vida cristã não deve ser marcada por amargura. Embora tenhamos maus dias, a alegria é a marca do cristão, pois temos muito motivos para alegria.

La maneira de recuperar el gozo (A maneira para recuperar a alegria)

O método básico é fixar nossa atenção no fundamento, na fonte da nossa alegria. Pois as circunstâncias se tornam pequenas quando comparadas com o que temos recebido de Deus.  E um grande inimigo da alegria é a ansiedade. Por isso Paulo sempre diz para que a gente não se preocupe com nada, mas que nossas petições sejam conhecidas por Deus.

Sproul fala que parece que Paulo estava la no sermão do monte, quando Jesus falou Mateus 6. 25.

Sem dúvida é a ansiedade que rouba nossa alegria.

Considerénse muy dichosos (Considerem-se muito felizes)

Certamente uma lição bastante difícil que temos é aprender a estar alegre no meio da dor e do sofrimento. Porém uma coisa é um estado de alegria, outra são circunstâncias alegres. Além disso, a Bíblia fala que a tribulação, a dor, o sofrimento produz em nós paciência (Romanos 5.3); como também diz que Deus sempre tem um bom propósito para todas coisas (Romanos 8. 28). Tiago ratifica que Deus pode produzir bem por meio da dor e do sofrimento, pois Ele está trabalhando para nossa santificação.

Mirar al brillante futuro (Olhe para o futuro brilhante)

Inegavelmente devemos cultivar a capacidade de pensar no futuro. Nesse trecho o autor cita exemplos de como pessoas tinham fortes testemunhos em meio ao sofrimento por olhar para Deus e usas bênçãos futuras. Com toda certeza esse momentos temporários de sofrimento não se comparam com o que está reservado para nós no céu. Para isso, o conselho de Paulo é que a gente lembre que Deus tem fixado um prazo para nossa dor. O céu é a grande esperança do cristão, diz Sproul, e lamenta por aqueles que não têm essa esperança em Cristo.

Confianza em Dios em medio de las calamidades (Confiança em Deus em meio as calamidades)

Nesta parte, o autor relembra a história de Habacuque, e no livro que leva o mesmo nome, há uma frase que se repete no novo testamento: O justo viverá pela fé. A vida de fé se trata de crer e confiar em Deus  e apenas assim podemos permanecer alegres no meio das dificuldades..

¿Cómo se escribe gozo? (Como se escreve alegria?

Aqui o autor fala de uma experiência em relação a um jogo.

Júbilo y abatimento (Júbilo e abatimento)

Ele continua afirmando que um jogo na realidade não é apenas um jogo, pois nos identificamos os jogadores como nossos representantes. Por isso nos encanta a identificação com o ganhador e não nos alegramos identificar-nos com o perdedor.

Regocijo aún em las pérdidas (Regozijando-se mesmo com as perdas)

Um princípios chave para a alegria é Alegrar-se com os que se alegram e choram com os que choram (Romanos 12.15), pois nossa concepção de alegria é bastante egocêntrica, limitada às nossas circunstâncias. Mas para seguir a ética do Novo Testamento deve haver empatia. Dessa maneira, como cristãos, devemos olhar as coisas não na nossa perspectiva egoísta, mas na perspectiva dos outros.

La mejor forma de escribir gozo (A melhor maneira de escrever alegria)

O segredo da alegria é, sem dúvida, colocar Jesus em primeiro lugar, em segundo o outro e nós em terceiro. E aqui ele conta um fato em que foi visitar uma mulher muito doente, e pouco se falou sobre ela, pois ela não focava em si e por isso era alegre.

Ele relata que Jesus se colocou em último lugar para que fosse possível nossa participação na alegria.

El mayor gozo (A maior alegria)

Devemos nos alegrar porque nossos nomes estão escrito no céu, por causa da segurança que temos na redenção de Cristo.

Culpa y gozo (Culpa e alegria)

A culpa é um depressivo, mas saber que nossos pecados foram perdoados nos da um grande alívio.A culpa é algo objetivo, mas o sentimento de culpa pode ser comparado a uma dor física, que é um sinal de um problema que necessita ser tratado. E, diante deste sentimento, precisamos buscar ajuda. E quando nossa culpa é tratada e o sentimento desaparece, temos alegria.

Confusión del placer com el gozo (Confusão do prazer com a alegria)

Podemos ter prazer nas coisas que desagradam a Deus, pois o pecado é prazeroso, mas apenas nos dá culpa e, por isso, não ficamos alegres. Todavia, os que experimentaram o perdão de Deus sentem alegria, pois o presente é saber que tem o nome escrito no céu.

Plenitud de gozo (Plenitudade de alegria)

Neste capítulo, Sproul explana sobre a famosa declaração de Jesus: Eu Sou. E foca quando Jesus diz que é a videria

Vida a través de la vid (Vida através da videira)

Inegavelmente não temos vida em nós mesmo, precisamos permanecer em Cristo. Também necessitamos do corpo de Cristo, da comunhão dos santos e da assembleia do povo de Deus.

Plenitud de gozo (Plenitude de alegria)

De acordo com a Bíblia, a alegria que Jesus que ver em nós é a alegria dEle e que esta alegria permaneça.

 

E então, gostou deste texto, dá uma olhada no nosso instagram!

Trecho:

"Nadie que esté çeyendo este librito ha experimentado alguma vez el mayor nivel de gozo que está a disposición del pueblo de Dios. Cualquiera sea la medida de gozo que tienes ahora, se puede tenermás. Hay una plenitud que nos espera a medida que el fruto del Espíritu es alimentado por la verdadera vid".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *