Creio, sim. Mas e daí?

Como viver a fé cristã

Capa de Livro: Creio, sim. Mas e daí?
Edições:Brochura (português)

"Creio, sim. Mas e daí?" Creio na justificação, regeneração etc, mas e daí? Saber teologia e crer nela não é um fim em si mesmo. O fato de crer me "obriga" a viver de acordo com minha crença. E Tiago, inspirado por Deus, ajuda nisso; ele é bem prático.

Fala tanto de boas obras que até Lutero se opôs a ele por não "priorizar" a fé. Mas as obras são importantes sim! Elas mostram a fé viva!

Ter a vida transformada por Cristo muda o destino eterno e a forma de viver aqui. Por isso sei que, pela sabedoria dada por Deus, momentos difíceis tem seus propósitos e devo glorificar a Deus ao passar por eles. Sei que devo controlar a língua (e isso é apenas com a mente renovada por Cristo, pois falo o que penso). Como também ter retidão pessoal e me preocupar com as pessoas.

Fico ciente que não devo favorecer pessoas, fazer acepção, isso só demonstraria minha falta de fé em Deus, colocando minha segurança em pessoas, coisas terrenas. Só preciso trabalhar, cumprindo minha vocação com esmero e descansar na providência de Deus. Ele sempre supre nossas necessidades (lembrando que a prosperidade mundana e diferente da divina).

Não temos nada, somos apenas mordomos; assim, devemos usar o que Ele nos dá da forma que Ele nos ensina na Bíblia. Por isso seria pura ilusão planejar o futuro como se Deus não existisse.

E, por fim, fala sobre paciência, mesmo no sofrimento (isso mostra que vivemos para Deus). Além de nos exortar a sempre falar a verdade e orar.

Recomendo esse livro de James Montgomery Boice, mas se você não tem muito tempo pra ler ou não pode comprar agora, medite em Tiago! Se você teve tempo de ler isso daqui, tem como ler pela internet (caso não tenha a Bíblia) e nem pode usar a falta de tempo como desculpa. 😉

Adelaine de Sousa

Trecho:

"A carta de Tiago, irmão do Senhor Jesus, não é popular, o que é surpreendente porque ela é muito prática. Nós vivemos em uma época prática; tão prática que a maioria das pessoas normalmente são impacientes com a pura doutrina. Ensine sobre justificação, regeneração ou outro tema amplamente teológico e eles o forção a entrar em assuntos como: 'como criar filhos', 'como ter um casamento feliz', como aplicar os princípios bíblicos no local de trabalho (e ficar rico fazendo isso)', e outros. Mas se as coisas são assim e se Tiago é uma carta tão prática, como Tiago não é mais lido e discutido pelos cristãos?

Eu acredito que o problema é exatamente esse. Ele é prático demais em lidar com nossos defeitos, erros e pecados pessoais. E ele é tão direto que nós podemos facilmente escapar dos ensinamentos de Tiago".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *