Educação Escolar

Capa de Livro: Educação Escolar
Parte da Visão Cristã série:
Edições:Brochura

O cristianismo não muda apenas pra qual lugar os cristãos vão aos domingos, mas muda todas as coisas relacionadas à vida destes e graças a Deus que Ele nos deixou sua Palavra e usa pessoas que nos ajuda a aplicar as verdades divinas no nosso dia a dia.

Uma destas pessoas é Solano Portela. Neste livro ele deixa bem claro a diferença entre educação secular (que não tem nada de neutralidade), a educação religiosa (campo de atuação legítimo da esfera da igreja – instrução religiosa) e a educação cristã que para deixar mais claro, ele usa o termo Educação Escolar Cristã.

Na Educação Escolar Cristã obtém conhecimentos variados, mas concede um entendimento integrado e coerente de vida, relacionada com o Criador e seus propósitos – Cosmovisão Cristã. O autor explica como o Salmo 19 nos dá uma visão bíblica do mundo. E é esta visão que se procura atingir aplicando a Educação Escolar Cristã.

Ele mostra também algumas realidades que têm influenciam na área educacional: a depravação e pecaminosidade da humanidade, o propósito de vida das pessoas, o homem é um ser religioso e como ensinamentos seculares trazem, em diferentes graus, filosofias antibíblicas.

Além de relatar que grande parte das escolas nominalmente evangélicas não possue uma Educação Escolar Cristã, pois em muitas destas, a Bíblia não serve de base para a educação, mas é apenas inserida separadamente no currículo.

Uma parte bastante interessante é quando ele fala, biblicamente, de quem é a responsabilidade de educar. Já adianto aqui que é primordialmente dos pais e estes podem ser auxiliados pela escola/professores; o professor é a chave do sucesso da Escola Cristã e o autor não nega como estes são formados baseados em filosofias anti-Deus que estão camufladas em materiais didáticos e que necessitam ser treinados pela orientação das Escrituras.

Fala também sobre a Educação Cristã a nível universitário. Diz que “para Agostinho, Lutero, Calvino, Kuyper e tantos outros reformadores, a tarefa de avançar com a educação, de forma generalizada, até os níveis mais superiores, era um simples ato de obediência ao Senhor!”.

Este livro traz também um capítulo sobre o Design Inteligente, outro sobre pluralismo e intolerância e o autor conclui grato a Deus por Ele está despertando pessoas que têm se aprofundando na área da educação sob a cosmovisão bíblica, para que os cristãos sejam sal e luz de verdade, ousados e convictos das verdades de Deus.

Adelaine de Sousa

Trecho:

"(...) e a voz cristã, em meio à pluralidade de ideias dos nossos dias, tem soado alto como nos demanda Cristo: com os cristãos sendo verdadeiramente sal da terra e luz do mundo, liderando nos caminhos corretos, em vez de serem liderados ao abismos pelas trevas que nos rodeia".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *