Firmes na fé

Conselhos para crentes fracos

Capa de Livro: Firmes na fé

Através de "Firmes na fé: conselhos para crentes fracos", o Rev. Richard Baxter, um pastor conselheiro e discipulador, nos exorta. Ele enfatiza a responsabilidade do crente com o seu crescimento e amadurecimento na fé. E isso em nada nega a soberania de Deus como Paulo Anglada afirma no prefácio.

Baxter nos dá incentivos e conselhos e os compara à prescrições médicas: devem ser lidas e seguidas.

Ao nascer em Cristo, a pessoa deve passar o resto dos dias andando Nele, enraizado e edificado em Cristo, pois a conversão é apenas o início da obra realizada por Deus. A teologia é uma ciência prática.

Somos alertados sobre o tão falado amor-próprio. Biblicamente ele pode ser entendido como egoísmo (pecado), assim nos aconselha a amar como gostaríamos de ser amados, pois "fazer o bem é a mais elevada imitação de Deus, desde que isto proceda de santo amor" e para vigiarmos, para não desejarmos mais as coisas do mundo do que a Deus, além de termos cuidado com o tempo.

Ele explica que a tentação é o caminho para o pecado, e o pecado, o caminho para o inferno.

Dá umas "dicas" de como escolher os amigos íntimos e até os pastores e mostra a importância disso para nossa alma.

Afirma que quem vive piedosamente é perseguido e finaliza falando sobre viver com a morte continuamente diante dos olhos e para se preparar, ou seja, fazer a vontade de Deus, tendo a Bíblia como única regra de fé e prática.

Adelaine de Sousa

Trecho:

Agora que dei a vocês estes conselhos, para concluir, só posso pedir que disponham o coração para praticá-los diariamente; pois não há outro caminho para um estado maduro de confirmação na graça. Se vocês realmente têm consideração pela glória de Deus, pela honra da religião, pelo bem da igreja e daqueles à sua volta, e se desejam ardentemente uma vida e morte cheias de consolo, então não se acomodem preguiçosamente a um estado infantil de graça!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *