Pessoas que precisam ser transformadas ajudando pessoas que precisam de transformação.
Li esse livro pela primeira vez em 06.03.2017 e só agora vou fazer um texto sobre ele. Instrumentos nas mãos do Redentor foi escrito por Paul David Tripp e publicado no Brasil pela Nutra Publicações. Foi indicação de um professor do curso de Aconselhamento Bíblico.
Inicialmente, convém dizer que esta obra tem dois prefácios, sendo um do próprio autor. Em ambos fala-se sobre a dinâmica de pessoas que precisam de transformação ministrando para outras que também precisam. E que sempre há oportunidades para servir. Paul Tripp relata sobre a tendência de um consumismo na igreja onde poucos querem servir, desse modo, é comum a terceirização de uma função (um ministério) que é da igreja, do corpo de Cristo.
Instrumentos nas mão do Redentor
No capítulo um, Paul Tripp fala sobre o Evangelho, a melhor notícia que existe! E é justamente por causa dessa notícia que há esperança para pecadores como nós. Pois até o que parece sem controle é o desenrolar da história da redenção. Apenas em Cristo é possível encarar a vida e reagir com fé, amor e esperança.
Sem dúvida, cada cristão é um instrumento nas mãos do Redentor, pois nossa missão é ensinar, admoestar, encorajar (uns aos outros); cientes que o Senhor é quem promove a mudança. Com toda certeza, precisamos de pessoas que nos amem o suficiente para nos chamar de volta para uma vida em que Deus seja o centro. Isso é aconselhamento bíblico.
Em Instrumentos nas mãos do Redento, Paul tripp deixa claro que o alvo é o coração, já que este guia o comportamento. Pessoas e situações propiciam ocasiões onde nosso comportamento revela nosso coração.
De acordo com a Bíblia, Deus nos chamou para exibirmos Cristo às outras pessoas e, para isso, relacionamentos profundos precisam ser construídos. E, após isso, compartilhar o que recebemos afim de dar esperança, que é ajudar o outro a enxergar o Senhor.
Confrontação
Um ponto importante no aconselhamento é a confrontação (falar a verdade em amor), não para castigo, pois a obra de Cristo satisfez a ira de Deus, mas pela esperança de ver a pessoa liberta. Nesse processo, é sempre bom ratificar a identidade da pessoa em Cristo.
Amizade Bíblica
Diante de tudo isso, o que é necessário é ter amizades, para que amemos as pessoas; para que as conheçamos e, assim, falarmos a verdade em amor para elas, ajudando-as a fazer o que Deus as chamou para fazer.
O livro traz vários apêndices que objetivam auxiliar o processo de aconselhamento bíblico.
Sem dúvida, recomendo muito esse livro, pois creio que Paul Tripp é um dos instrumentos nas mãos do Redentor e por isso nos presenteou com essa bela obra. Que Deus nos ajude a sermos instrumentos para outras pessoas, afim que o nome dele seja glorificado.
Gostou do texto? Se sim, segue a gente lá no Instagram!