Como estudar a Bíblia com nossa mente e coração
Primeiramente, Mulheres da Palavra, tem a intenção de mudar a nossa forma de pensar sobre o estudo da Bíblia. Já que nos tornamos aquilo que contemplamos, vamos contemplar a Deus, e isso é apenas possível por Sua palavra.
“Este é um livro sobre equipar mulheres por meio do estudo da Bíblia”.
Foi escrito por Jen Wilkin e publicado pela editora Fiel.
Já começo fazendo indicações
Sobre este fato de nos tornarmos o que contemplamos veio a minha mente livros como o "Você se torna aquilo que adora" (que já está na minha lista de leituras), "Você educa de acordo com o que adora" (Clica aqui para ler a resenha) e "Você é aquilo que ama" (espero um dia comprar).
Mulheres da Palavra sabem que aprender exige esforço
Jen Wilkin esclarece que certamente “o Espírito Santo que nos revela a Palavra, mas não sem algum esforço da nossa parte. (...) Como discípulos de Cristo, você e eu somos chamados a aprender, e aprender exige esforço”.
A Bíblia revela Deus
A autora (e muitas de nós) acreditava que a Bíblia tinha o propósito de nos ajudar e realmente nos ajuda, mas devemos saber que a Palavra é um livro a respeito de Deus.
As Mulheres da Palavra sabem que a mente é que transforma o coração
Romanos 12.2-3
A mudança é pela renovação da mente e não do coração. Conforme diz no livro, “o coração não pode amar aquilo que a mente não conhece”.
Capítulo 2
Neste capítulo, a autora mostra que nem todo contato com a Palavra produz conhecimento bíblico, pois usamos a Palavra apenas para satisfazer nossas emoções, ou como um livro qualquer, ou como algo mágico, usando fragmentos da Palavra de acordo com a nossa conveniência dentre outras formas.
Aprender a estudar Palavra
Nós, mulheres da Palavra, precisamos romper com essas formas de ver a Bíblia, precisamos aprender a estudá-la. Pois é o estudo da Palavra nos leva a conhecer a Deus e nos protege de cairmos no erro.
Os 5 P’s do Estudo Saudável das Mulheres da Palavra
- Estude com propósito: Só haverá esforço em aprender se tiver um propósito, porque este nos ajuda a perseverar.
- Estude com Perspectiva: Aqui aprendemos a fazer algumas perguntas ao texto, objetivando escavá-lo, ou seja, extraímos o máximo de coisas.
- Estude com Paciência: Estudar exige tempo, esforço, disciplina e paciência. Mulheres da Palavra devem estar preparadas para estudar por toda a vida, pois a gratificação pode ser tardia.
- Estude com Processo: A autora diz que “a aquisição do conhecimento bíblico se aproxima mais de um projeto de construção do que de um projeto de arte”. Por isso é necessário compreensão, interpretação e aplicação. Além disso, ela também traz dicas de como fazer um estudo bem feito.
- Estude com Preces: Segundo a própria autora, “sem orações, o nosso estudo não será nada além de uma atividade intelectual”.
É preciso entender que o estudo será, sobretudo, uma busca por Deus e não pelo conhecimento.
Afinal, é nesse momento que confessamos a Deus nossos erros, O adoramos, pedimos e agradecemos. Devemos orar antes, durante e depois do estudo, pois dependendo de Deus.
Capítulo 8
Neste capítulo a autora junta todos os P’s e nos convida a aplicar os conhecimento passados por este livro estudando o livro de Tiago. Se seguirmos o passo a passo, o estudo vai ser demorado, mas valerá a pena!
Jen Wilkin também nos aconselha a não irmos direto a um comentário bíblico, mas deixar isso para o final do estudo, quando já tivermos investido esforços para compreendermos por conta própria.
Encorajamento às Mulheres da Palavra
Além disso, somos encorajadas a continuar avançando e isso exige luta, como também a compartilhar o que aprendemos com outras pessoas. E, por fim, ela deixa um capítulo para auxílio das professoras.
Conclusão
Por fim, como conclusão, transcrevo trechos do livro.
“Não sou uma adoradora da Bíblia, mas não posso ser uma verdadeira adoradora de Deus sem amar a Bíblia de forma profunda e reverente. Caso contrário, estarei adorando a um deus desconhecido. (...) O estudo da Bíblia só será benéfico à medida que ele aumente o nosso amor pelo Deus que ela proclama. O estudo bíblico é um meio para um fim, não um fim em si mesmo e por causa de si mesmo. Ele é um meio de amarmos mais a Deus e de vivermos de modo diferente, por termos aprendido a contemplá-lo melhor. Ele é um meio de nos tornarmos aquilo que contemplamos. O amor recíproco de Deus é um amor que transforma. (...) Por essa razão, faça um estudo fiel daquele a quem você deseja imitar, como filha amada".
"Estude tudo o que torna Deus maravilhoso e imite essas coisas para o deleite do seu coração. (...) Estude bem os contornos do rosto de Deus. Deixe que a contemplação de sua beleza toque sua mente e coração. E seja transformada”.
Que Deus nos ajude!
"Há, de fato, somente duas possibilidades nesta vida: sermos conformadas à imagem de Deus ou conformadas ao padrão do mundo". (...) Nós nos tornamos aquilo que contemplamos".