o segredo para transformar sua vida (antes das 8 horas)
“O milagre da manhã: o segredo para transformar sua vida (antes das 8 horas)”, apesar de ser um livro de autoajuda, dá umas dicas boas. Lendo com cuidado, desconsiderando o que é contrário a Bíblia, pode ater ser visto como uma ajuda do alto. Pela graça comum os descrentes fazem algumas coisas boas.
Responsabilidade no milagre da manhã
Achei válido quando ele fala para a pessoa aceitar a responsabilidade e se recusar a culpar outras pessoas. Essa transferência de culpa está em nós desde o Éden e, quando se transfere a culpa na questão do pecado, por exemplo, a pessoa não se arrepende, não confessa, não muda. Outra coisa bem legal é o incentivo a ter um tempo em silêncio (oração), a praticar exercícios físicos, a escrever, planejar, a ler, meditar e até a marcar os livros, destacando os principais pontos.
Merecedores?
Mas quando ele fala dos imperativos que o livro constrói, dos salvadores para ter uma vida extraordinária que merecemos... fica complicado. Ele diz que somos dignos, merecedores, para que a gente não se contente com menos do que merece. Não podemos esquecer que merecemos o inferno, mas graças a Deus por Sua a graça e misericórdia.
Influências
Outro ponto que ele fala é sobre as influências medíocres que podem atrapalhar e na mesma hora já me vem a mente o jugo desigual na amizade e em 1 Coríntios 15.33, “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”.
Propósito no milagre da manhã
Uma coisa que bastante útil no "O milagre da manhã" é quando ele relata que viver sem um propósito é horrível. E por isso pergunta qual é o nosso propósito de vida e como crentes sabemos que é glorificar a Deus; qualquer outra coisa é secundária e influenciada por isso.
Não podemos esquecer de 1 Coríntios 10.31, Colossenses 3. 23, das passagens de Provérbios com relação ao preguiçoso, de Eclesiastes sobre o sentido da vida entre tantas outras que a Bíblia traz e vemos que a vida extraordinária é aquela que foi salva por Cristo. Pois Ele dá a capacidade de cumprir os mandamentos bíblicos (II Pedro 1.3). Ele dá vida abundante (João 10.10) e isso não muda apenas o destino eterno, mas também esta vida passageira.
“Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude” 2 Pedro 1.3.
A pessoa que é consciente que faz tudo para a glória de Deus, realizará suas atividades com esmero. Será disciplinada, pois estará cumprindo o chamado para a qual foi vocacionada; estará obedecendo a Deus.
Uns aos outros
Ah, e não poderia esquecer que quando ele aconselha a sempre termos alguém por perto que nos cobre a responsabilidade, vem a mente o corpo de Cristo. Certamente devemos ter alguém para prestar constas, pedir conselhos, confessar pecados etc., exercendo a mutualidade cristã. Basta dar uma pesquisada na Bíblia para vermos que é bastante comum o termo “uns aos outros”.
Por fim, gostei de ter lido e até recomendo. Mas que nunca esqueçamos que o único milagre que muda a vida completamente é quando uma pessoa é salva por Cristo e o livro que muda a vida é a Bíblia.
Adelaine de Sousa
No dia 22/05/2019 fiz esta imagem e vou colocá-la bem visível, para sempre me lembrar do milagre da manhã!
"Sempre que você escolhe fazer a coisa fácil em vez da coisa certa, você está moldando sua
identidade, tornando-se aquele que faz o que é fácil, e não o que é certo".