Superando a tristeza e a depressão com fé

Capa de Livro: Superando a tristeza e a depressão com fé
Edições:Brochura (português)

Esse livro é dividido em 4 partes.

A 3° é a que dá nome ao livro e foi escrita por Richard Baxter. Fala de perdão, consolo; de como a tristeza excessiva consome os homens, suas principais causas, sinais de depressão, que a doença física pode predispor ao abatimento do ânimo e causas demoníacas.

Uma coisa que me faz refletir bastante é ao falar sobre o “amor em demasia ao corpo e a este mundo. Se nada fosse muitíssimo amado, nada teria poder de nos atormentar” e, “enquanto Deus, Cristo e os céus não forem suficientes para tranquilizar a mente desse homem, ele estará em grande necessidade de fé, esperança e amor – assuntos muitos maiores do que alimento e vestuário”. Não esqueçamos de Mateus 6.

No futuro o que vai importar é se vivermos para Deus ou para a carne e não devemos buscar paz e alegria enquanto estivermos vivendo em um pecado amado e desejado.

Mostra a esperança, cura; fala sobre como as pessoas próximas podem ajudar quem está com depressão. Além de não negligenciar remédios e médicos.

Já as 1°, 2° e 4° partes (escritas por um psicólogo, um psiquiatra e um pastor, respectivamente), falam sobre Baxter. Pastor que praticava a cura de almas séculos antes do movimento da psicologia científica (escrituras + oração + cuidados práticos). Pastor conselheiro e discipulador que cuidava de gente, que conhecia suas ovelhas; que não se limitava a ministrar a um coletivo anônimo, mas abria sua casa.

Relata como as pessoas se satisfazem com uma concepção secularizada dos problemas humanos, onde a teologia parece se render submissa.

Finaliza dizendo que a paz de Baxter aumentava enquanto Deus o chamava para confortar outras pessoas. 💛

Adelaine de Sousa

Trecho:

"Enquanto Deus, Cristo e os céus não forem suficientes para tranquilizar a mente desse homem, ele estará em grande necessidade de fé, esperança e amor - assuntos muito maiores do que alimento e vestuário".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *