Mais que redenção
Neste livro, Jay Adams, como ele mesmo disse na conclusão, tentou apontar as principais doutrinas que devem ser exploradas (escrituras, Deus, homem, salvação, santificação, igreja e coisas futuras).
Ele conclama para que não haja abandono da "Fonte da água viva trocando-a pelas cisternas rotas dos modernos sistemas de aconselhamento". Leiamos 2 Pedro 1. 3-11.
Desde o Éden Satanás tenta colocar dúvida, distorcer e negar a Palavra de Deus. Até mesmo dentro da igreja a suficiência das Escrituras tem sido desafiada. 😞
Lembremos que não há nada neutro. Ou é conselho de Deus ou conselho ímpio (G^enesis 3, Salmo 1).
Depois da queda, o sofrimento é comum. Tudo é consequência do pecado (de Adão, nosso ou dos outros contra nós), sabendo disso vamos tentar entender a miséria humana por Freud ou pela Bíblia?
É na Bíblia que vemos como e para quê o homem foi criado, as consequências do pecado e a redenção para a futura glorificação,fazendo com que o cristão tenha uma perspectiva sobre o sofrimento, morte etc diferente daquele não regenerado.
Os salvos por Cristo creem em Romanos 8.28-29.
Temos que ter em mente que apenas o Espírito Santo transforma uma pessoa (2 Coríntios 5.17). E depois disso é que pode (e deve) ter a personalidade cristã dita em Gálatas 5.22-23 (Só Deus agindo em nós).
E, infelizmente, está muito comum chamar pecado de doença fazendo com que a pessoa não seja responsabilizada. Uma pena, pois a cura seria confissão por causa do arrependimento para ter o perdão. E essa é a maior necessidade do homem - perdão.
"Leitor, você encontra descanso longe da arca, Cristo Jesus? Então tenha certeza que sua religião é vã" C.H.Spurgeon.
Adelaine de Sousa
"O homem foi criado de tal maneira que para seu próprio bem, e para a glória de Deus, era necessário depender do conselho divino e ser transformado por ele".