Virtuosa

Um estudo para mulheres de todas as idades

Virtuosa
Edições:Kindle

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. (Provérbios 31:10)

O livro "Virtuosa", foi escrito por Nancy Wilson (a mesma que escreveu Contentamento); também foi publicado pela Editora Trinitas.

Inicialmente, no prefácio, a autora fala que esse é um livro para estudos. Eu li juntamente com outras pessoas, de forma virtual, pois era por meio de uma live no instagram às 5 horas da manhã! Foi assim que consegui ser mais perseverante em acordar cedo. E não era acordar por acordar, mas por entender que sou mais produtiva pela manhã e por amar aquele tempo do sol nascer, aquele silêncio. Sem dúvida, para mim, é um ótimo momento para fazer a devocional.

Mas voltado para o livro, o primeiro capítulo fala sobre o que é virtude. Esta, nada mais é que qualidades bíblicas.

Diligência, alegria e contentamento

Cada capítulo aborda uma virtude. Sobre diligência somos lembradas que todo trabalho deve ser para Deus e por isso deve ser constante e fiel.

Alegria, se somos salvas por Cristo, não temos motivos para não sermos alegres! (Aqui aborda a sobre hospitalidade).

Em relação ao contentamento, relata sobre a certeza de que Deus controla tudo e por isso temos conforto em qualquer situação.

Prudência, sabedoria e humildade

Um outro capítulo é sobre prudência (cautela, discrição). Inegavelmente outra virtude é a sabedoria e esta é personificada como uma mulher em Provérbios. Toda sabedoria vem de Deus e devemos buscá-la como a um tesouro. Uma outra virtude citada por Nancy é a humildade e esta é central no Evangelho, pois Cristo é nosso maior exemplo.

Coragem e bondade

A coragem também é uma virtude feminina. Não devemos ser covardes, devemos abraçar a feminilidade bíblica. Uma outra virtude é a bondade e, ao sermos bondosas não devemos esperar reciprocidade.

Lealdade, castidade e modéstia

O mundo é inconstante, mas Cristo não, por isso a lealdade é uma outra virtude.

E o que falar de castidade no mundo em que vivemos?! E isso não é só para quem é solteira, pois é nenhuma impureza sexual. Uma cristã deve ter um comportamento diferente de uma prostituta e nem ceder aos pecados que são permitidos pelas autoridades civis.  Toleramos filmes, séries etc. com teor sexual? Pecado sexual é destrutivo.

Uma outra virtude que às vezes não é muito bem compreendida é a modéstia. Ela não se limita a roupa. Na verdade, é o resultado de muitas outras virtudes. Tem a ver com boas obras, discrição, moderação, humildade, obediência...

Gratidão, doméstica e paciência

E, já caminhado para o final do livro, as três últimas virtudes são a gratidão (ser grato é dever de todo cristão, pois a ingratidão desonra a Deus), doméstica (Vemos isso na mulher de Provérbios 31, a vida no lar, não desperdiçar tempo, não ser preguiçosa, imitar a Deus no cuidado) e a paciência (que nada mais é que tolerar dor, sofrimento provocação... com calma, autocontrole, que na verdade é obra divina; Ele é nosso exemplo e esperar nEle gera bons frutos).

Conclusão de Virtuosa

Nancy conclui Virtuosas ratificando que essas virtudes são boas qualidade que Deus deseja que seu povo cultive; pois nossa vida deve ser caracterizada pelo desejo de agradar e glorificar a Deus e, sem dúvida, isso envolve a busca por virtudes.

Virtuosa

Gostou do nosso blog? Se sim, segue a gente lá no instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *