Este estudo foi escrito baseado no estudo ministrado pelo Pastor Augustus Nicodemus, no Expondo as Escrituras. Nesse trecho bíblico, Paulo continua orientando sobre culto público. Entretanto, o foco agora é sobre o comportamento dos cristãos no culto.
Comportamento dos homens
Inicialmente é sobre a participação dos homens (versículo 8).
Inegavelmente somos irmãos, temos a mesma fé, mas há aplicações para cada grupo na igreja. Há diferentes ênfases de acordo com a idade, um exemplo é a EBD.
No estudo anterior, vimos que orar é um dever de todos. Orando com atitudes santas, sem ira, pois Deus responde orações piedosas; nos pecadores ele responde orações de arrependimento, confissão.
Contudo, isso não quer dizer que oração pública não possa ser realizada por mulheres. Orar em público não é exercer autoridade (I Co 11. 5 – mulher ora e profetiza). Culto solene e reunião em igrejas é coisa moderna, antigamente os cultos eram realizados em casas (catacumbas etc.).
Paulo rompe com a tradição judaica ao falar “Orem em todo lugar”.
Sobre as mulheres.
Do mesmo modo que os homens levantem mãos santas, que as mulheres usem trajes descentes. O problema não é só o olho de quem vê (Jesus falando sobre o adultério), mas paulo também exortou sobre a falta de modéstia.
Para entender bem, é bom ver o contexto das mulheres cristã da igreja em Éfeso. Elas eram ricas, da alta posição. Eram tentadas à exibição do luxo, destacando a beleza, sensualidade. Os filósofos grego/romanos falavam da ostentação feminina. Havia também a imoralidade do culto à Diana. Tinha a prostituição cultual. E, a igreja era de recém convertidos e, por isso, Paulo precisava falar sobre modéstia.
Os falsos mestres incentivavam que essas mulheres reivindicassem posições de liderança.
O versículo 9 não é uma proibição ao embelezamento, mas a indecência. É o princípio da provocação: se provoca, já é errado. Desse modo, deve-se focar na beleza interior e não exterior.
Nós, mulheres cristãs, devemos ter bom senso!
O versículo 10 fala sobre isso, sobre se adornar com boas obras. Sem dúvida, esse deve ser o principal enfeite das mulheres cristãs. Estas têm uma vida piedosa, de serviço.
É importante lembrar que a Bíblia não proíbe a arrumação, pois a noiva de Cristo está ataviada!
Conclusões:
- interceder pelas autoridades, ainda que sejam corruptas (o estudo anterior fala bem sobre isso).
- Não há fundamento bíblico para que as mulheres não orem em público. A restrição é que elas assumam o governo espiritual.
- A bíblia não estabelece apenas uma posição para orar. Há exemplos de joelhos, em pé, olhos abertos, sentado… Nenhuma postura é mais santificada, mas a postura é boa porque ela condiz com o estado de espírito em que nos encontramos.
- Não há lugar mais santo ou mais apropriado para orar. Está ligado à fé, dependência de Deus e a mediação de Jesus Cristo.
- As cristãs deveriam zelar pela maneira que se vestem. Seu comportamento deve ser modesto, com bom senso, sabedoria e boas obras.
Gostou do nosso blog? Se sim, segue a gente no instagram!
Pecadora que crê em Cristo e quer fazê-lo conhecido.
Cirurgiã-dentista (UPE). Doutora e mestre em Odontologia (UFPE).
Pós-graduada em Aconselhamento Bíblico pelo Seminário Presbiteriano do Norte.
Graduanda em Comunicação Social/rádio, TV e Internet (UFPE).