Celebração de Disciplina

O Caminho do Crescimento Espiritual

Celebração da Disciplina
Edições:Brochura

Inicialmente, quero confessar que quando comecei a ler "Celebração da Disciplina", estava muito curiosa.  Soube da existência desse livro por meio de uma aula do discipulado, da igreja em que congrego. A aula não foi sobre o livro, mas no meio da conversa, duas pessoas falaram tão bem que corri pra ler.

Assim que comecei a ler o prefácio amei a frase:

"Os maiores problemas de nosso tempo não são tecnológicos, pois estes nós controlamos razoavelmente bem. Nem mesmo são políticos ou econômicos, porque as dificuldades nessas áreas, por deslumbrantes que sejam, são grandemente derivativas. Os maiores problemas são morais e espirituais, e, a menos que possamos fazer algum progresso nesses domínios, talvez nem mesmo sobrevivamos" (D. Elton Trueblood). A partir daí, fiquei mais empolgada para ler o restante.
E o primeiro capítulo fala sobre as disciplinas espirituais serem como porta do livramento.

Divisão do Livro "Celebração da Disciplina"

"Celebração da Disciplina" é dividido em três partes: Disciplinas Interiores, Exteriores e Associadas
Disciplinas Interiores
As disciplinas interiores são: meditação, oração, jejum e estudo.
Sobre a meditação fala como na mente de muitos isso parece ser mais com as religiões orientais e não com o Cristianismo. Entretanto, na Bíblia é comum vermos passagens sobre alguém meditando.
Sobre a oração, mostra que quem ora biblicamente tem uma vida piedosa. Isso revela o quanto somos dependentes de Deus ou o quanto nos enganamos em nossa ilusória autossuficiência.
Ao falar sobre o Jejum, mostra como essa prática bíblica parece não estar mais em voga para alguns.
E finaliza esta parte com a disciplina do estudo. E sobre isso Foster diz: "Muitos cristãos permanecem em sujeição a temores e ansiedades simplesmente porque não se beneficiam da Disciplina do Estudo".

Disciplinas Exteriores

Essa segunda parte se trata da disciplina da simplicidade e como isso contrasta com a cultura consumista.  A outra disciplina é a da solitude, que não é solidão.
Uma outra disciplina é a da submissão e no livro vemos como ela é libertadora. E a última dessa parte é a disciplina do serviço. Acredito que isso não é nenhuma novidade para quem é cristão.

Disciplinas Associadas

Aqui o autor trata sobre a confissão, adoração, orientação e celebração.

Celebração da Disciplina

"Celebração da Disciplina" é um livro relativamente curto. Às vezes parece místico e foi justamente nesses trechos que senti falta de conversar com alguém sobre isso. Mas de uma forma geral, o livro é muito bom e recomendo. Oro para que eu seja disciplinada, como também meus irmãos, e que possamos, assim, celebrar!

Gostou do nosso blog? Se sim, dá uma olhada no nosso instagram! Clica aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *