I Timóteo 1. 1-2

Timóteo

No dia 21 de Outubro de 2019, o Pr. Augustus Nicodemus deu início ao estudo da carta de Paulo a Timóteo, na Primeira Igreja Presbiteriana do Recife. Mas se quiser ver o estudo completo de II Coríntios que ja foi finalizado, clica aqui.

Inicialmente, Paulo, o autor, se identifica como apóstolo; como aquele que se converteu no caminho de Damasco. Entretanto, há críticos que duvidam da autoria de Paulo, pois fala de uma forma mais organizada de igreja, por não ter nada relacionado em Atos e por acreditarem que o estilo de escrita foi diferente. Falavam que poderia ser alguém se passando por Paulo. Aproveitando-se da fama.

Contudo, devemos saber que o livro de Atos não é exaustivo. E por isso cremos que foi paulo quem escreveu.

Paulo escreve para Timóteo, mas esta carta seria lida em Éfeso. Paulo tinha deixado Timóteo cuidado da igreja em Éfeso.

Era necessário combater heresias. Precisava ser um apologeta, preparar uma boa liderança para combater os falsos mestres. Nessa carta há instrução para todas as pessoas.

Conforme vemos na Bíblia, as “brigas” com os falsos mestres eram comuns. Eles se ocupavam com trivialidades, ensinavam outras doutrinas.

Paulo escreve esta carta para que Timóteo ficasse firme e, por fim, no estudo, o Pastor deu um esboço da carta. E, de acordo com este, há vários assuntos interessantes, e até polêmicos que serão tratados. Há temas como eleição, os deveres das mulheres e quando Paulo diz para as mulheres permaneceram caladas, viúvas, líderes (ordenação feminina?) e diversos outros.

Que Deus nos dê sabedoria e aplique sua Palavra em nosso coração.

I Timóteo 1. 1-2

Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa,

A Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.