Deus controla tudo?

Deus é a causa primária de tudo que há e acontece, apesar da nossa época, onde muitos são incrédulos à existência de Deus. Tudo tem uma causa e a causa suprema é Deus.

Nós cristãos cremos que Deus está envolvido na vida cotidiana das pessoas. O universo é orquestrado divinamente. Deus é onisciente e não ignora nenhum detalhe do universo, por menor que seja. Isso é consolador. É confortante saber que há um Deus de providência. Tudo o que Ele cria, Ele sustenta. Dependemos Dele na criação e em toda a nossa vida. Ele é soberano!

Acredito que esses pontos acima relatados não são motivos de tantas divergências, mas os temas dos últimos capítulos, muita coisa já foi dita e R. C. Sproul escreve muito bem. Ele fala de forma clara sobre o mal, sobre a impiedade humana e a soberania de Deus, que já determinou um destino para o universo e para nós; tudo de forma coerente com a Sua justiça.

Sobre o capítulo que aborda a liberdade humana, transcrevo um trecho: “(...) seu governo soberano e providencial não é exercido de uma maneira que destrua o que chamamos de liberdade humana, ou volição humana. Em vez disso, as escolhas humanas e as ações humanas são uma parte de todo o esquema providencial das coisas, e Deus faz sua vontade acontecer por meio das livres decisões de agentes morais. O fato de que nossas decisões espontâneas se encaixam neste plano geral não diminui, de modo algum, a realidade dessa liberdade”.

Sproul finaliza afirmando que é difícil entender a relação entre a providência de Deus e a liberdade humana. O homem é livre e faz escolhas, mas Deus também!  Sua soberania não tem limites e, caso a nossa vontade limitasse a soberania de Deus, Ele não seria soberano, nós é que seríamos, pois as nossas escolhas sobreporiam as de Deus.

“Nós somos livres, mas Deus é muito mais livre”!

Vale a pena ler este livreto! Sproul trata com clareza verdade bíblicas, conseguindo explicar bem a questão da  soberania de Deus e a responsabilidade humana.

Adelaine de Sousa

Trecho:

"Se a liberdade de Deus é limitada por nossa liberdade, nós somos soberanos e não Deus. Não, somos livres, mas Deus é muito mais livre. Isto não significa que nossa liberdade nunca pode limitar a soberania de Deus".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *